quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Desafio do Gosto!


"Nenhum cheiro ou gosto
é repulsivo de nascença; e
aquilo que foi aprendido
pode ser esquecido."

Acostumamo-nos a escolher (denominar) e muitas vezes erroniamente, o que é o bom e o que é ruim em nossas vidas. Nossa forma autoprotetora de escolher o melhor para nós. O que seria o o bom? O que predomina no ruim?
Antes de tudo, eu tenho que lhes dizer para não confundir a mente: Mesmo abragendo um vasto conteúdo, estou falando de sabores. Exatamente, sabores!
Na aula de História da Gastronomia o professor nos instigou a várias questões sobre os alimentos e bebidas que de certa forma evitamos em nossas vidas (pelo gosto, pelo cheiro, pela a má lembrança que já trouxe a nós) e o interessante é que eu
de início peguei-me a indagar qual seria o alimento que eu não comia e não comeria de jeito nenhum e por qual razão não o comia. Será que existe algo que eu simplesmente não coma? E incrivelmente, ao tempo que passei refletindo as indagações, me veio diversos alimentos que não eu comeria naquele exato instante. Entre eles cito três frutas bastante dessemelhante: O sapoti, com sua cor totalmente desagradável, o açaí com sua textura escura e sumo extremamente bagaçento e – não tão mais importante das demais – a fruta de cor amarelada, cujo odor faz-me arrepiar e com um gosto terrivelmente forte – o Murici. Sim, seria o Murici, fruta que nunca - absolutamente nunca - apeteceu meu paladar a eleita para a minha vivência de sabores.
Vivência de sabores? Sim! Lançou então , o professor, um
desafio muito interessante: Fazer uma vivência de sabor com um alimento que em hipotese alguma você chegaria a provar. Um tanto quanto cruel. Mais o interessante é que você vai descobrindo os limites que você encontra com você mesmo. A vivência seria de seis dias, onde você iria, primeiramente, escolher o alimento (a parte mais dificil), e em seguida iria preparar diversas formas de desgustar o mesmo. Tente fazer e logo após faça um relatório de como foi o seu progresso ou regresso. Colocarei em breve o meu por aqui!
Vamos juntos fazer o desafio?
UMA REVOLUÇÃO DO PALADAR...


(As vezes, o que os olhos vêem, a boca não prova... rsrs)

Abraços à todos e saudades!

3 comentários:

  1. Meu caro Robério, o desafio é imenso! Juro que não consigo sequer imaginar a possibilidade de comer repolho. É isso mesmo: repolho! Dá vômito pensar no repolho cozido ou na salada.

    Mas, "peraí"! Repensando, eu até consigo comer o tal repolho preparado tipicamente enquanto "sabor" turco ou árabe (já nem me lembro mais).

    Pois é... Seria uma convivência um tanto quanto difícil! Mas, quem sabe?!

    Grande abraço, meu caro!

    ResponderExcluir
  2. Oi primo!!*

    Vi vc lá no Gilmar e pensei: "Nossa.. qto tempo não vejo esse menino.." rs

    Achei super bacana sua vivência na aula de gastronomia, já estou curiosa para ver os resultados..

    * Sou Marques tb... então concluo que somos primos ;)

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Descobrir sabores, viver sabores...
    É a receita que falta na vida de muita gente!

    ResponderExcluir

Você já clicou, agora basta escrever... :)