domingo, 30 de maio de 2010

Fotografei e contei!



Esta é uma postagem coletiva do Blog Espaço Aberto, com a proposta de contar a história de uma fotografia. Não poderia perder a chance também né? Então, após diversas reflexões sobre qual foto escrever. Hoje, no final do domingo, veio-me a resposta.





Esta, entre tantas, mostra os grandes tesouros que encontrei ao longo dos meus 18 anos de existência. Se me perguntarem se meus amigos são apenas eles? Bom, teria que sorrir e contar a continhas sobre tantas amizades bacanas que encontrei.

Eu já falei tantas outras vezes no Palavras do Sol sobre amizade. E não me canso. Cada vez que venho aqui falar sobre amizade, é porque cresci com elas. Uns sentem-se com o pé atrás para dizer e sentir a amizade. Eu, por outro lado, sinto-me inteiramente aberto e livre para encontrar novos amigos. Já fui de ter colegas de escola, colegas de infâncias, colegas habituais. Mas nada é como uma verdadeira amizade né?

Dizem que amigos é a coisa mais rara que há de se encontrar no mundo. Eu penso que pra você encontrar um amigo, você tem que ser amigo também. E eu realmente já custei de perceber quem realmente eram meus amigos. As vezes os anos de conhecimentos e de vivência é que nos mostra a amizade entre ambos e as vezes, num passe de mágica, num impulso, encontramos um amigo de épocas. Já aconteceu isso comigo. Três vezes. Encontrei três amigos fascinantes é um único dia. Como disse há dois postes atrás: Amizade é magia. E eu adoro tê-la em mãos.

Então vem esse lance de cumplicidade, de lealdade, de sinceridade, blá blá blá. Sempre vemos o lado melhor da coisa. É como um casamento. Sempre pensamos na noite de nupcias (não que eu tenha pensando), e não no restante dos 70 anos que virão. Ter amigos também é uma faca de dois gumes. Ah! Se é. Tantas raivas, tantas decepções, tantas falhas, tantas discursões. As vezes por uma simples bobagens. Mas somos amantes enamorados. Quem tem amigos sabe o que falo (apesar de minhas palavras turvas).

E nesses momentos em que a amizade se sen te abalada, sentimos algo como hulmidade. somos tão bobos para discutir, como somos adultos para nos redimir. E é nesses momentos de remissão que a amizade se eleva e percebemos o quão maravilhoso é ter um amigo. Hoje, como em tantos outros dias, pude elevar-me. Brigamos. Talvez tivesse sido por bobagem. Quem sabe né? Mas a hulmidade vem, se pra mim, se pra eles, ela vem. E vem com o intuito de mostrar a importância daqueles seres pra você.

Eu sinto-me um sortudão pelos amigos que encontrei ao longo de minha caminhada. Cultivo-os como flores em meu jardim. E por mais que as vezes a amizade murche, que o outono venha, a primavera retornar. Amizade não é feita apenas de momentos plenos e festivos. São também feitas de momentos turbulentos, tempestuosos. Sei que muitos que me conhecem pessoalmente e sabem que estão incluídas na lista irão ler este post. E desde já saibam: Obrigado por aturarem o Robério Marques e suas maluquices. Como disse: Amizade é tolerância. Uma única alma habitando dois corpos (Aristóteles). E assim termino minhas palavras engasgadas. Morto de sono e com o coração novamente pleno e redimido.


à todos, que assim como, cultivam cada amizade em seus jardins...
abraços e tê mais.








12 comentários:

  1. Robério,

    Sempre tive grande apreço pelos meus amigos. Não digo pelos que conquistei na infância que são raros, ma spelos que conquistei ao longo da vida. E aqui nesse espaço que muitos dizem ser um lugar de distanciamento e frieza eu encontrei pessoas tão importantes que as considero como amigos de infância. Digo isso com a mais pura sinceridade e sei que tudo o que você disse nesse post é a mais pura verdade. A sua verdade! Na blogosfera, se assim posso dizer, encontrei pessoas maravilhosas no sentido mais especial da palavra em se tratando de respeito e humanidade. E percebi pelas tuas palavras o quanto sincero foi a sua homenagem.

    Obrigada por compartilhar conosco de tão belo sentimento de gratidão!

    Um grande abraço amigo, Robério!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rogério! (temos o mesmo sobrenome)

    Como é bom falar dos amigos! Dizem quem tem amigos tem um tesouro, e eu acredito,
    uma amizade verdadeira nos enriquece do
    ponto de vista espiritual,
    Feliz aquele que sabe cultivar as suas e
    guardá-las do lado esquerdo...

    "A gente não faz amigos, reconhece-os."

    Vinícius de Moraes sabia das coisas!!

    Bjs! :)

    ResponderExcluir
  3. A foto está a altura do texto! Amigos são como um delicado jardim, sim, meu amigo. Alguns precisam de mais água, outros de mais sombra, uns não resistem ao vento, mas todos perfumam e embelezam as nossas vidas! Um beijo, belíssima participação! Deia

    ResponderExcluir
  4. Robério,

    Lindíssimo o seu texto sobre amizade. Parabéns!
    Os amigos são mesmo grandes tesouros na vida da gente. Que bom que vc sabe valorizá-los.

    Obrigada por participar com a gente.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Robério,

    Não são palavras turvas quando a amizade é o palco onde atuam. Turvas são as hipocrisias nas bocas de quem ressente a ausência de amigos.
    E, se turbulências há, com elas chegam a maturidade e a transparência. Porque amizade não é invasiva, antes é aconchego e parceria; não violenta a boa fé, antes é complemento, parte que faz parte; não dita condições, antes é nascida do diálogo franco da verdade.
    Que em sua longa caminhada, cada vez mais, os amigos lhe sejam aumentados e fortalecida a cumplicidade.
    Valeu a postagem!

    ResponderExcluir
  6. Amigos são os anjos que o Senhor envia para cuidar de nós, eles que sempre estão conosco, que brigam, choram, riem, falam alto... Você acertou bem quando disse que amizade é como um casamento, e que casamento viu!!
    Como é bom ter amigos, o que seriamos sem eles?
    Precisamos sempre regar nosso jardim e cultivar cada flor que brota nele.
    Agradeço a Deus por sua amizade, pois quando eu pensava que sabia você apareceu e me mostrou um mundo novo e até então desconhecido, você me ensinou que sempre vale a pena sonhar.
    Ah! como é bom ser tua amiga!

    ResponderExcluir
  7. Agradecemos a sua participação na Postagem Coletiva!
    Venha conhecer o novo ganhador no Sorteio do livro e aproveitar para conhecer o nosso entrevistado. Uma pessoa maravilhosa que sentimos muito orgulho em poder chamar de Amigo!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  8. Olá, Robério!

    Obrigado por participar dessa coletiva.
    Gostei do seu post que retrata momentos de felicidade junto aos seus amigos.
    Falando do valor da amizade.

    A amizade é um caminho que você pode desfrutar de longas caminhadas e cheio de belas felicidades. É um caminho ornamentado com as mais bonitas flores que você possa imaginar.
    Amizade é uma estrada que devemos viajar com o coração aberto e saber perdoar

    Desejo-te um ótimo dia

    Deus esteja sempre contigo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. ui na fotografia voce esta tao queridinho! =D
    ja adicionei voce no msn.
    (adorei este post - a amizade e mais essencial do que alguma vez imaginámos!)

    ResponderExcluir
  10. Agradeço pelo carinho de todos...
    Saibam que estão todos 'alojados' em meu humilde coração...

    ResponderExcluir
  11. Olá, também estou participando e me deliciando com tantas histórias lindas!
    Me identifiquei com vc que fala "tanto" em AMIGOS... vale à pena neste mundo carente de afeto...
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  12. Oi Rob...

    A amizade é e sempre será uma magia. Magia essa que tem suas particularidades, é claro.
    Pessoas e pessoas conhecemos. A damos a importância que julgamos necessária para nós.
    E muitas vezes confundimos um pouco isso e nos tornamos mais que amigos.

    A magia da amizades é tão forte, que não se pode conhecer mais intimamente uma pessoa senão formos amigo dela.
    Conhder as atitudes, as vitórias, as derrotas e tudo aquilo que somente juntos se pode saber por meio da cumplicidade.

    Lamento não ter tido tantos amigos.
    Mas sei que os que tenho valem a pena.
    Porque afinal, a amizade não é aquela que te segue (e muitas vezes quase percegue), mas aquela que aparece quando realmente estamos precisando que apareça.

    Betinho do Bem (Reflexão & Emoção)

    ResponderExcluir

Você já clicou, agora basta escrever... :)